Blender é utilizado para VFX em filmes.


Sabia que o Blender foi utilizado na produção de efeitos visuais em Filmes ?

O Add-on Gerador de Nuvens foi muito crucial para a produção das imagens do filme Hardcore Henry, além da utilização de um drone para captura de imagens aéreas !

O vídeo abaixo mostra como foram criados os efeitos visuais da produção




Hardcore Henry é um filme de ficção científica. O herói é um cyborg lutando com outros cyborgs inimigos. Ao invés de definir um cenário futurista, o escritor e diretor Nayshuller optou por ser algo no presente. Por isso que as filmagens foram nas ruas de uma cidade real. Apenas uma cena do filme não pode ser produzida normalmente; a queda da cápsula da estratosfera numa rua perto da cidade de Moscou, o que deveria parecer com uma gravação de uma câmera GoPro comum.

A queda foi filmada em 3 partes diferentes: o céu acima das nuvens, dentro das nuvens e sobre a cidade. A primeira parte é definida por um céu azul e uma camada de nuvens brancas abaixo. Então a cápsula entra nas nuvens. As filmagens da GoPro caindo das nuvens ficou muito chata, o que é possível ver é apenas um cinza sem vida. Por isso que um efeito de turbulência foi adicionado na entrada da nuvem com alguns efeitos de luz intercalados. Finalmente a cápsula sai das nuvens e é possível ver a cidade se aproximando rapidamente. Então o herói abre o paraquedas o que suaviza o impacto da colisão com a pista.


“Eu frequentemente uso o Blender quando crio efeitos visuais. Eu uso para criar animatics, para rascunhos e muito mais. Obviamente conheci o add-on Gerador de Nuvens, então usei nesse filme. É simples de usar e versátil ao mesmo tempo. ”
- Yaroslav Kemnits – Diretor de Criação de Efeitos Visuais da Division LLC, Rússia - http://www.di.vision/

Fonte da matéria : http://www.blender.com.br/

Sabia que existe um canal no youtube nacional que se utiliza do Blender para criar efeitos visuais ?
Atualmente o canal conta com 12 Mil inscritos e cria esquetes de humor se utilizando de VFX !
Veja abaixo o trailer do canal !

Clique aqui para conhecer o canal : https://www.youtube.com/user/jornadaindie/?sub_confirmation=1




Alem dos dois casos citados acima, temos também o curta metragem Tears os Steel realizada pela própria Blender Foundation depois de três animações, em 2012 a empresa se usou efeitos visuais e atores reais para mostrar o poder da ferramenta.

O intuito do projeto Mango (manga) foi desenvolver as ferramentas de efeitos visuais do Blender. E foi durante esse projeto que o Blender ganhou o Cycles, o Camera Tracking e várias outras ferramentas bastante utilizadas hoje.



Espero que tenha gostado, compartilhe esse post !




Comentários