[Tutorial] Unity + android



 

Vamos começar uma nova serie de tutoriais  de desenvolvimento de games para android utilizando Unity 3D, esse post existe para informar o inicio da serie de tutoriais sobre desenvolvimento móvel e disponibilizar a primeira aula, que será configuração da Unity, apenas esse primeiro tutorial será no formato de texto os próximos vão ser no em vídeo.

  Tutorial de desenvolvimento de games para Android utilizando Unity 3D + Blender

Passo 1:  A primeira coisa a se fazer é instalar a Unity ( 4.1.2 ou superior), a partir dessa versão a Unity permite compilar para dispositivos moveis de forma gratuita, você pode escolher qual versão vai utilizar, o tutorial será feito utilizando a Unity 4.1.2, você pode baixar a versão desejada através do Link : http://unity3d.com/unity/download/archive.

Passo 2 : será necessário baixar e descompactar a Android SDK e o Java JDK, ambos são fundamentais para que seja possível compilar jogos para Android, a instalação do Android SDK  e do JDK são simples e fácil, não possui nada complicado, existe inúmeros materiais inclusive oficiais sobre a instalação dos mesmos, Como instalar a Android SDK: http://developer.android.com/sdk/installing/index.html , 

Passo 3: Depois que você Instalou JDK e Android SDK, será necessário adicionar uma plataforma Android com nível de API  igual ou superior a 9 (plataforma 2.3 ou superior ), isso será feito através da Android SDK .


Passo 4 : Bom depois que você fez isso será necessário compilar um teste em Unity para Android, não se assuste, a primeira vez que compilar a Unity vai pedir a pasta "raiz " da Android SDK , basta indicar a pasta de instalação da mesma , o endereço pode variar, no meu caso ficou assim, " C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk ".

Esses são os  4 passos básicos para deixar tudo ok, feito isso sua Unity estará pronta para começar a desenvolver jogos para dispositivos moveis, tenha sempre um dispositivo em mãos para fazer os tutoriais, por que os testes daqui para frente serão feitos no seu próprio dispositivo, eu não vou fazer vídeo ensinando a configurar por que isso é algo simples de se fazer, e existe inúmeros materiais internet a fora ensinando a configurar SDK e Unity para compilar para Android, o objetivo dos tutoriais será desenvolver jogos para Android e é isso o que vamos fazer.


Obs: recentemente a Unity lançou uma nova versão "4.2" essa versão estava dando inúmeros problemas para compilar para Android, não sei dizer se esse problema foi resolvido, então caso você não consiga compilar e esta usando justamente a 4.2, tente instalar uma versão antiga para testar.


Bom, em breve começo a postar os vídeos, vamos começar a  testar formas de receber toques na tela e depois desenvolver um game simples de nave, para praticar.
mas para frente faremos um game em 3º pessoa e por ai vai, tudo vai depender de quantos inscritos o canal vai ter e se vocês ai que estão acompanhando o trabalho realmente estão gostando, a ponto de ajudar na divulgação do mesmo.

Siga nosso blog para mais conteúdos !





Comentários

  1. Parabéns pela matéria
    show de bola

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara, esse Passo 3 esta bem mal explicado.. Porém eu consegui descobrir como faz...
    '' eu não vou fazer vídeo ensinando a configurar por que isso é algo simples de se fazer, e existe inúmeros materiais internet a fora ensinando a configurar SDK e Unity para compilar para Android, o objetivo dos tutoriais será desenvolver jogos para Android e é isso o que vamos fazer.''
    Se o objetivo é fazer jogos e é um TUTORIAL não acha que devia ter posto o procedimento aqui?

    ResponderExcluir

Postar um comentário